Logo Design by FlamingText.com Logo Design by FlamingText.com

FAÇA SUA PESQUISA

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ibama e PM Ambiental combatem tráfico de animais em feiras da região metropolitana de João Pessoa


Ibama e PM Ambiental combatem tráfico de animais em feiras Imagem (Assessoria)
O Ibama e a Polícia Militar Ambiental da Paraíba realizaram neste domingo uma operação conjunta de combate ao tráfico de animais silvestres nas feiras de Oitizeiro, em João Pessoa, e na feira de Bayeux, na região metropolitana da capital paraibana. As ações resultaram na apreensão de 61 aves silvestres que eram comercializadas ilegalmente nas feiras. Duas pessoas que comercializavam animais silvestres foram detidas.

As multas aplicadas aos dois autuados somaram R$ 7 mil. Um dos autos de infração foi aplicado por maus tratos. Devido a um dos infratores detidos ter matado uma das aves, que estava em sua mão, ao tentar ocultá-la da fiscalização.

?O resultado foi bastante positivo, o Ibama e especialmente a Polícia Militar Ambiental vem realizando um trabalho contínuo na feira de Oitizeiro, e notamos que o número de animais apreendidos está reduzindo, o que atribuímos à fiscalização constante no local, embora o comércio ilegal continue ocorrendo?, afirma o coordenador da operação pelo Ibama, o analista ambiental Jaime Pereira, enfatizando que as operações nas feiras livres irão continuar.

Uma das dificuldades encontradas pelas equipes de fiscalização é que com a chegada da PM e do Ibama, as pessoas que estão comercializando os animais são comunicadas por celular da chegada da fiscalização e fogem do local, abandonando as gaiolas com as aves na feira. ?Sempre que fazemos uma operação como essa, há uma equipe à paisana, buscando identificar os principais infratores?, conta Pereira.

Além da autuação pelo Ibama, com a instauração de processo administrativo, as pessoas flagradas comercializando animais silvestres respondem criminalmente perante a Justiça, uma vez que todo crime ambiental é comunicado ao Ministério Público. As penas podem chegar a um ano de detenção para os crimes contra a fauna.

Da Redação (Com ClickPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário