Logo Design by FlamingText.com Logo Design by FlamingText.com

FAÇA SUA PESQUISA

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Universidade Estadual da Paraíba entre as cinco melhores universidades estaduais do Nordeste


UEPB está entre as cinco melhores universidades estaduais do NordesteImagem (Da Internet)
A Universidade Estadual da Paraíba obteve mais uma importante conquista no que diz respeito à avaliação de qualidade das universidades brasileiras. O Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira (3), pela Folha de S. Paulo, colocou a UEPB entre as cinco melhores universidades estaduais do Nordeste, juntamente com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade de Pernambuco (UPE).
Para o reitor em exercício, professor Aldo Maciel, o índice é significativo e um grande referencial de qualidade da UEPB, fruto de uma política  séria de expansão e consolidação das suas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
 O RUF é uma listagem inédita das universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade. Para chegar ao ranking, a Folha criou uma metodologia própria (tendo como referências avaliações internacionais consolidadas), que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados.
Os indicadores que compõem a fórmula do RUF são qualidades de pesquisa, qualidade de ensino, avaliação de mercado e indicador de inovação. Para chegar aos dados finais, o Datafolha entrevistou pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de gerentes e profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras de todo o país.
Para o ranking geral, foram consideradas apenas as universidades que são instituições mais completas, com ensino e pesquisa em diversos campos do conhecimento e que cumprem as exigências mais rígidas em termos de organização de instituição de ensino superior. O ranking geral contou com 232 universidades classificadas, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades (instituições com foco em pesquisa e autonomia de ensino, conforme definição do MEC). Em nível nacional, que reúne universidades estaduais, federais e privadas, a UEPB obteve a 84ª posição.
Metodologia
O Ranking Universitário Folha consultou 597 pesquisadores com grande produção científica, de acordo com o CNPq, a maior agência de fomento à ciência do país. Também foram ouvidos 1.212 responsáveis pelo setor de Recursos Humanos de empresas, escolas e outras instituições que contratam profissionais nos 20 cursos que mais formam no país, como Administração e Direito.
Os dois grupos - o de pesquisadores e o de especialistas em mercado de trabalho - listaram as instituições de ensino consideradas melhores por eles (universidades, faculdades ou centros universitários) na área em que atuam profissionalmente. As instituições que tiveram pelo menos três menções nas entrevistas feitas pelo Datafolha foram consideradas na classificação.

Da Redação (Com ClickPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário